Tai Chi Chuan e Chi Kung

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan pode ser considerado uma meditação em movimento.

Os movimentos no Tai Chi Chuan são circulares. Quando combinados com um ritmo respiratório, levam a um alongamento do corpo e conseqüente relaxamento do mesmo. Os movimentos são contínuos e delicados.

Tendo como base a filosofia Taoísta, o Tai Chi Chuan busca o equilíbrio entre o Yin e o Yang, o que gera a energia “KI”, que é a energia vital de todo ser vivo. Yin e Yang são os extremos opostos de energia. Num exemplo um tanto grosseiro, claridade e escuridão seriam os extremos Yang e Yin da energia luminosa. São indissociáveis e ao mesmo tempo contrários. O ideal seria encontrar o equilíbrio entre eles.

O Tai Chi Chuan faz com que o praticante tenha maior consciência de seu corpo e do equilíbrio. Tem efeito sobre o corpo e a mente, aumentando o relaxamento e combatendo o estresse.

Os benefícios que traz a saúde também são inúmeros: torna as articulações mais flexíveis, rejuvenesce a pele, favorece a circulação sanguínea, e o coração.

Como tem ação sobre o sistema nervoso central, é benéfico inclusive para os sistemas: digestivo, eliminatórios, respiratórios e imunológicos. Por esses motivos é sinônimo de longevidade em alguns países.

Guardado sob o nome de Tai Chi Chuan, existe um depósito de conhecimento com o objetivo de harmonizar as energias celestiais com as terrestres no corpo humano.

E isso acontece através do movimento corporal unido ao processo de meditação e conservação da energia sutil.

Em nenhum momento as Artes Marciais internas tiveram como objetivo destruir a vida, mas sim preservar a vida, até atingir a imortalidade. Nunca foi o contrário. Lembre que Tai Chi Chuan é Arte. Arte Marcial e Arte Meditativa.

Definitivamente Tai Chi Chuan NÃO é ginástica. O treino é desafiador e na mesma proporção apaixonante.

O Tai Chi Chuan chegou vivo e pulsante aos nossos dias, se expandindo e adaptando com o passar dos séculos. É uma Arte atemporal.

Aqui na Escola seguimos um princípio básico nas práticas, a impermanência. A única certeza que se tem, a constante mudança.

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.
Lao-Tsé

Antes de começar a praticar Tai chi chuan eu me sentia perdido na vida, desorientado. Quando o Tai chi chegou até mim eu sinto como se tivesse recebido um presente, ele veio com vários desafios tanto físicos quando mentais mas é graças a ele que desenvolvi a perseverança para ultrapassa-los e me tornar alguém melhor. O Tai chi desenterrou o que havia de bom em mim e me fez perceber que nada é impossível desde que se busque melhorar, e claro, perseverar no caminho.

Depoimento do Altemir Junior