Yoga e Meditação

Literalmente a palavra Yoga significa União. Essa união se refere a junção do corpo, mente e espírito, uma união do ser individual com o Todo.

O Yoga é um sistema prático, uma disciplina fisiopsicológica de transformação. É uma tecnologia psicoespiritual antiga e suas origens se perdem no tempo. 

Existem registros milenares sobre as práticas, nascidas no berço da mãe Índia, com incontáveis escolas e tipos. E quando estudamos essa ciência nos deparamos com uma pluralidade de caminhos e tendências. Yoga é uma arte psíquica e espiritual.

No Bhagavad Gita, um texto clássico sobre Yoga, temos a afirmação de que Yoga é a perfeição (atenção) na ação. Vivermos conscientes de nossos atos, pensamentos e emoções.

No Hatha Yoga Pradipika Yoga é “Prana Vrtti Nirodhah”, a aquietação das flutuações da respiração.

No Yoga Sutras de Patanjali temos “Yoga Chitta Vrtti Nirodhah”, a pacificação das flutuações da mente.

Yoga nos ensina a elevarmo-nos acima do engano da separação e a percebermos nossa unidade com o Todo. Adaptado Yogananda.

A beleza da prática é exatamente o fato de trabalhar o corpo, a consciência, a inteligência e os sentidos. É uma “arte global”. B.K.S. Iyengar.

JONES BIASON 

Então, Yoga. Sempre com sentimento de gratidão e respeito que falo sobre yoga, porque mudou meu modo de pensar e enxergar a vida. É uma atitude interna que envolve todos os níveis de percepção com o mundo. Acho que pra cada pessoa o yoga se apresenta de alguma maneira e propósito diferente.

No meu caso o yoga se apresentou como um remédio mental, onde cada vez que eu terminava uma prática, era como se literalmente tivesse apertado no botão da descarga e restabelecesse meu centro. Hoje a prática de yoga vai além de uma exploração física ou alívio mental, se tornou meu momento conexão com o divino. O

RAFAELA PESSI

A casa do oriente é como meu refúgio, lugar onde me conecto com essa leveza de estar vivo. Todo ensinamento que recebi e recebo nas práticas e cursos, me mostram o caminho  para eu viva esse grande encontro entre meu corpo e minha mente, sentindo minha essência vibrar.

Fiz o curso de preparação para instrutores no início de 2022, e desde então, minha vida mudou completamente. Os conteúdos trazidos durante o curso (que vão muito além de “aprender a dar aula”) me ensinaram uma nova forma de viver, um novo jeito de lidar com a minha espiritualidade, e sentir essa magia da vida.

A casa entrega muito além de benefícios para o corpo físico. É filosofia de vida, é encontro espiritual, é equilíbrio entre corpo e mente. Gratidão aos mestres da casa, Paty e Tonatto, vocês inspiram.

ANDRESSA OLIVEIRA 

É surpreendente ver os giros que a vida da. Eu estava acima do peso, não me sentia bem comigo mesma e queria mudar, mais especificamente emagrecer. Certo dia o meu boy Biason chega e diz que tem a esposa de um sargento que emagreceu um pessoal no quartel, fiquei interessada mas como sempre pensei que devia ser fazer dieta e exercícios coisa que eu já tinha tentado.

Fiquei relutante e acabei indo em um encontro com a Pati, recebi uma rotina e comecei a seguir, senti uma energia de determinação como se as coisas estivessem para mudar. Conhecer esse mundo de Ayurveda foi mudando alguns hábitos, mas principalmente minha visão de olhar para os alimentos e para meu corpo. O que ficou muito presente na minha mente é que o corpo precisa de cuidados, a gente costuma esquecer que pra se sentir bem, precisa buscar o melhor e os alimentos que a natureza nos dá será sempre o necessário combustível para a incrível máquina material.

Com o corpo mais forte e mais nutrido, senti muitas mudanças na mente, consegui enxergar  a importância e a leveza que deve ser a busca pela melhor forma de viver. Procurando então Pequilíbrio entre os prazeres da vida e o meu dever como ser, livre e saudável, sigo nessa caminhada de auto cuidado e auto conhecimento. Namastê.

NICOLE SCHEID

O início da minha prática no shala foi o início de um novo ciclo.

Quando conheci a Casa do Oriente eu cheguei com um desejo muito profundo e íntimo que dizia exatamente quem eu sou e, sem julgamentos ou questionamentos, a Pati me abraçou, acolheu e me ajudou a construir algo belíssimo dentro de mim.

Fui abraçada pela energia linda do sangha e iniciei a caminhada do yoga desconstruindo e construindo tudo através dos estudos de jyotish, ayurveda e dos satsanghas.

Tenho um carinho imenso por todos da Casa e sou muito grata por todo o ensinamento que me é transmitido. Meus ciclos já encerraram e iniciaram novamente e a cada prática percebo como a energia e força desse lugar são lindamente grandiosos. Que assim permaneça.

Gratidão